Um mês atras, dias 26 a 30 de dezembro, participei junto com Irmã Cleomar, Irmã Passionista de Alexânia,GO, numa visita solidária com as famílias acampadas perto de Corumbá, GO (duas horas e meia de Goiânia).      As famílias estão nesta fazenda desde dia 31 de agosto, 2014, quando aproximadamenteo 3 mil familias ocuparam parte da Fazenda Santa Monica, propriadade de Senador Eunice de Oliveira de Ceará.   O proprietario tem comprado 91 fazendas na região, ao longo de muitos anos.  Ouvimos historias de como foi a pressão em cima dospequenos propritários para vendersua terra.

A Conferencia de Religiosas de Brasil, Regional Goiânia, está iniciando um projeto de solidariadade e presença rotativa. Antes de nós duas Irmãs Dominicans ficaram ali os 5 dias antes de Natal.    Dormimos numa barraca de lona a noite, comemos com as famílias de dia, andando até cada barraca para conversar e ouvir as histórias de cada uma.    A maioria das pessoas é de àreas urbanos como Goiânia, Senador Canedo, Anapolis, Aparecida de Goiânia, e muitas outras cidades incluindo pessoas de São Paulo e Bahia.   Todos com sonhos de trabalhar, plantar e colher comida na roça, e sustentar suas famílias na sua própria terra.

As condições são precárias  -  carregar sua água, usar a  privada, pouco comida, quase sem energia eletrica.  Tem esperança de uma escola para as crianças mas até agora as crianças estão fora de sala de aula.  Muitas precisam trabalhar durante a semana para sustentar a família, e com isso algumas pessoas saem para locais de trabalho enquanto outras fiquem no Acampamento para trabalhar na lavoura.    Tem plantação bonita de milho, mandioca, etc.  Tem todo apoio da MST, de professores universitárias e alguns advogados.      A presença da igreja Catolica está um pouco mais organizada com estas visitas de 5 dias, e com alguns padres que chegam no domingo para celebrar a Eucaristia.

Foi uma experiencia de acolher e ser acolhida, rezar juntas e partilhar a vida com pessoas de coragem e fé.  Vimos Jesus Encarnado no meios deste povo sofrido e esperançoso.