A CRB (Conferencia dos Religiosos do Brasil) de Minas Gerais aposta em grupos de religiosas, cada membro de uma congregação diferente, que estão dispostas a morar juntas e trabalhar em lugares mais isolados e distantes dos centros urbanos. Há cinco anos, um grupo que inclui Suzana e Anne, nossas ISJR, já estão no meio do povo do Vale de Jequitinonha, em Felisburgo, MG.

O bispo Aloisio Vitral, da diocese de Teofilo Otoni, pediu outro grupo intercongregacional que possa ir para o Vale do Mucuri e residir em Bertopolis, MG. Este ano quantro Irmãs foram morar lá: Irmãs Benedicta das Filhas de Jesus, Zita das Franscicanas Penitentes Recolatinas, Maria Elena das Pequenas Irmãs da Divina Providencia e Ellen (conhecida como Elena entre nós) de nossas Irmãs de São José de Rochester.

Lá estão as quatro Irmãs, conhecendo aos poucos o povo simples e acolhedor das quatro cidadezinhas e vinte comunidades rurais da paróquia. A regiao montanhosa é casa para várias aldeias indigenas também. Longas estradas de chão sobem e descem os morros sinuosamente. Cada irma põe seus dons a serviço do povo, na catequese, liturgia, saude, pastorais da familia e das crianças, fazendo “tudo que uma mulher é capaz de fazer”.
Ellen chegou lá em agosto e está aprendendo como é a realidade neste canto do mundo. Já visitou e celebrou com doze comunidades rurais e começa a entrosar com algumas pastorais, como da criança e saude.