Para nós Irmãs de São José de Rochester, o mês de setembro foi cheio de atividades, algumas bem caseiras, como nossa mudança para a casa nova , e outras bem públicas, como o Grito dos Excluídos, no dia 7, e a Audiência com a Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, no dia 19.

Nossa região, noroeste de Goiânia, iniciou o processo de articulação em torno do Grito no primeiro semestre, com apoio do Fórum Permanente do Grito dos Excluídos. Realizamos encontros de formação e o pré-grito em 1º de maio, na região noroeste e o Grito, no dia 7 de setembro, no centro. Participaram várias Irmãs de São José, junto com outras religiosas da região e o povo das comunidades da região.

O Núcleo da CRB (Conferência de Religiosos no Brasil) na região Alto da Poeira (Goiânia) se encontrou no dia 4, na casa das Dominicanas de N.S. do Sto. Rosário, J. Liberdade. Como de costume, partilhamos nossas experiências, desafios e esperanças, reforçando assim os laços entre nós a alimentando o nosso compromisso junto ao Povo de Deus nesta região.

O lançamento da Agenda Latino-Americana 2013, no dia 13, no Centro Cultural Cara Vídeo, evento solidário anual em Goiânia, contou este ano com a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao dom Pedro Casaldáliga. Sendo que a saúde dele não lhe permitia fazer a viagem longa, algumas/ alguns de nós, membros atuais e ex-membros da equipe pastoral da Prelazia de São Félix do Araguaia, recebemos o título em nome dele.

Mudamos para nossa casa nova no dia 15, com ajuda de muita gente: uns carregando móveis e caixas, outros trazendo almoço, desmontando e montando camas, etc. A casa é situada no meio da distância entre os bairros onde morávamos antes, J. Balneário e P. Tremendão. Pretendemos continuar acompanhando algumas das mesmas comunidades e grupos, e entrosar com novos grupos também.

Desde que a Polícia Federal realizou a Operação Sexto Mandamento em Goiânia, temos acompanhado as pessoas que receberam ameaças repetidas vezes, tanto os familiares das vítimas, quanto aqueles que denunciaram o abuso do poder policial. Um padre e uma irmã tiveram que mudar de Goiânia, devido ao grande risco de vida que corriam por causa de seu apoio às vítimas da violência policial. Finalmente a ministra de Direitos Humanos veio a Goiânia, e realizou uma reunião extraordinária do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) e ouviu as pessoas e grupos que haviam denunciado a violência e ainda correm risco.

No último fim de semana do mês a CRB regional Goiás, realizou a sua assembleia eletiva, na qual as Irmãs Maura Finn e Joana Mendes participaram integralmente e Irmãs Jeane Bellini e Maria José contribuíram em certas partes. Foi animador ver como as e os religiosas/os estão envolvidos em questões sociais junto com o povo e trocar experiências. Irmã Maura entregou seu cargo de Vice-presidente após três anos de serviço.