Ana Carolina Caldas

Fonte:  Brasil de Fato | https://www.brasildefato.com.br/2022/04/03/jovens-dizem-por-que-vao-tirar-o-titulo-de-eleitor-em-2022

 

No começo de março, pouco mais de 800 mil jovens entre 16 e 17 anos tinham feito o título de eleitor, segundo a Justiça Eleitoral, a menor adesão desde a aprovação do voto para essa faixa etária. Porém, nas duas últimas semanas, quase 100 mil jovens solicitaram o título, após a mobilização de entidades estudantis, influenciadores na internet e artistas. 

Anitta, Emicida, Luiza Sonza e Zeca Pagodinho, entre outros, fizeram vídeos, postagens em redes sociais ou em shows convocando a juventude a participar das eleições. A maioria também destacou a importância do voto pela necessidade de mudanças no país. 

Após a mobilização, quase 100 mil títulos foram emitidos em uma semana.

Para saber os motivos que os levaram a tirarem seus títulos, o Brasil de Fato Parana conversou com alguns desses jovens que vão votar pela primeira vez.

Confira o que disseram: 

Beatriz dos Santos Ramos, 15 anos   “Eu faço 16 anos em julho e fiz o título, agora em março. Eu quero votar, acho necessário, pois não é justo uma pessoa como Bolsonaro, que ofende minorias, continuar no poder. Vou votar com gosto!” 

Anita Piangers, 17 anos   “Eu fiz agora, nessa semana, presencialmente, Vi que tinham poucos jovens lá e mais idosos fazendo o título. Fiquei nervosa porque é uma experiência mais adulta do que eu estou acostumada. Estou muito empolgada para votar, me sinto parte da comunidade, me tornando uma cidadã. Eu acho muito importante os jovens votarem porque isso vai influenciar nosso futuro, nossos próximos anos. 

Victor de Melo Pereira, 15 anos   “Com o título de eleitor temos a oportunidade de participar do processo eleitoral e ajudar a definir o futuro de nosso país. As eleições afetam a nossa vida tanto no presente como no futuro.” 

Quem pode votar 

Podem votar todos os jovens que tenham pelo menos 16 anos no dia da eleição, ou seja, 2 de outubro. O prazo para tirar o título é 4 de maio. É possível fazer presencialmente no Tribunal Regional Eleitoral ou por meio da plataforma online do TSE: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net 

Fonte: BdF Paraná   Edição: Frédi Vasconcelos

Segundo dados da Justiça Eleitoral, o número de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses de 2022 cresceu em relação às duas últimas eleições gerais no país. De janeiro e março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos. Já nos pleitos de 2018 e 2014, foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.

Para o cientista político e analista do TSE Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores.

"A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números", avalia.

Segundo ele, além disso, vivemos no Brasil um momento de acirramento dos discursos políticos, com uma maior polarização.

"Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso", analisa.

Veja também:

https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-brasil/2022/04/brasil-registra-recorde-na-emissao-de-titulo-de-eleitor-para-jovens