Lixo plástico é visto entre peixes na Indonésia. (Unsplash/Naja Bertolt Jensen)

 National Catholic Reporter     Christopher White    6 de fevereiro 2022

ROMA — O Papa Francisco, em 6 de fevereiro, classificou o lançamento de plástico no mar como "criminoso" e pediu um compromisso renovado de cuidar do meio ambiente.

"Mata a biodiversidade, mata a Terra, mata tudo", disse o papa.

A repreensão de Francis sobre o lixo veio durante uma entrevista de uma hora com o popular apresentador de notícias italiano Fabio Fazio na emissora nacional RAI.

As palavras do papa ecoaram observações que ele fez em julho passado por ocasião do "Domingo do Mar", um dia anual dedicado a "todos aqueles que dependem do mar para seu trabalho e meio de subsistência".

"Cuide da saúde do mar: sem plástico no mar!" Francis disse na época.

De acordo com os dados das Nações Unidas, mais de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas no oceano a cada ano, número que deve triplicar até 2040.

Durante sua última entrevista em 6 de fevereiro, o papa passou a recordar uma história de pescadores que ele conheceu que lhe contaram quanto plástico haviam encontrado no Mar Adriático da Itália. O papa os encontrou em uma segunda ocasião, onde os pescadores relataram que a quantidade de lixo no mar havia dobrado.

"Devemos tomar conta da Mãe Terra", disse Francisco.

Em sua encíclica de 2015 "Laudato Si", em Cuidado com nossa Casa Comum, Francisco pediu maior proteção dos oceanos da Terra.

"Certos lugares precisam de maior proteção devido à sua imensa importância para o ecossistema global, ou porque representam importantes reservas de água e, portanto, salvaguardam outras formas de vida", escreveu.

Da mesma forma, em uma mensagem de 2018 para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o papa voltou a lamentar a poluição dos oceanos devido ao plástico.

"Não podemos permitir que nossos mares e oceanos sejam espalhados por campos intermináveis de plástico flutuante. Aqui também, nosso compromisso ativo é necessário para enfrentar essa emergência", escreveu o papa na ocasião.

"Precisamos rezar como se tudo dependesse da providência de Deus, e trabalhar como se tudo dependesse de nós."

Agradecemos:       Christopher White is the Vatican correspondent for NCR. His email address is Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Follow him on Twitter: @CWWhiteNCR.