Líderes de 196 países se reunirão em Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro para uma grande conferência do clima.

Espera-se que eles negociem ações para limitar as mudanças climáticas e seus efeitos, como o aumento do nível do mar e eventos climáticos extremos.

O encontro é visto como crucial para que sejamos capazes de exercer algum controle sobre as mudanças climáticas.

O que é a COP26?

COP é a sigla para Conferência das Partes - um encontro anual que reúne 197 nações para discutir as mudanças climáticas e como os países pretendem combatê-la.

A COP é parte da Convenção Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas - um acordo internacional assinado por praticamente todos os países e territórios no mundo com o objetivo de reduzir o impacto da atividade humana no clima.

Qual a importância da COP26?

Muito grande.

Em Glasgow, líderes globais avaliarão os resultados do Acordo de Paris de 2015, que foi um marco nas negociações internacionais sobre o clima.

Esse acordo foi o passo mais importante já dado pelos países na tentativa de limitar as mudanças climáticas.

As nações concordaram em tentar manter o aumento da temperatura média do globo "bem abaixo" de 2 °C e tentar limitá-la a 1,5 °C em relação aos padrões pré-industriais.

Até agora, a temperatura já subiu 1,2 °C.

Como em qualquer plano, para que ele dê certo, os pontos acordados precisam ser cumpridos - e é aí que as COPs entram.

Essas conferências servem para que os países discutam as estratégias e cobrem uns aos outros.

Na COP21, em Paris, foram definidas algumas metas para impedir uma mudança climática catastrófica. Todos os signatários concordaram em:

- Reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa;

- Ampliar a produção de energia renovável;

- Destinar bilhões de dólares para ajudar países pobres a lidar com o impacto da mudança climática.

Também foi acordado que de cinco em cinco anos haveria uma análise do progresso atingido. A primeira análise deveria ocorrer na COP26 em 2020, mas, por causa da pandemia, ela teve de ser adiada para 2021.