Dos dias 02 a 10 de fevereiro de 2020, 102 participantes se encontraram na antiga casa-mãe das Irmãs de São José de Chambery em Itu, São Paulo, para o 7º Seminário da Congregação de São José na América Latina e Caribe. Houve 15 Congregações representadas, de 11 países. Falamos em português, espanhol, francês e inglês. Do nosso grupo de ISJ de Rochester éramos sete irmãs (incluindo duas da coordenação do seminário) e duas associadas. Para muitos foi a primeira vez participar num encontro de nossas irmãs de tantas nações e de tantas línguas e culturas diferentes. E esta vez a participação de quase 30 Associados/as foi “oficial”. Durante o encontro teve vezes que foi difícil entender umas aos outros, mas a comunicação foi muito além da palavra falada.

Este convento em Itu é onde as primeiras Irmãs de São José chegaram da França à América Latina, em 1858. Uma destas primeiras irmãs, Madre Teodoro, assumiu o cargo de Superiora da missão aos 24 anos de idade. Ela está interrada na capela deste convento e agora está no processo de ser canonizada.

O tema do seminário foi, “Dinamismo e Profecia da Congregação de São José na América Latina e Caribe: Como continuar encarnando o Evangelho e vivendo o carisma hoje.” Estudamos o tema com três facilitadores: Fernando Altamayer, professor de historia, brasileiro; Ir. Ivone Gebara, teóloga brasileira; e Ir. Griselda, ISJ do México. Aprofundamos o tema em pequenos grupos, rezamos, cantamos e dançamos, partilhando nossas culturas e esperanças.

Para as duas associadas de Goiânia, Vera Lúcia e Crislene, a experiência foi uma rica oportunidade de ter uma visão maior das Irmãs de São José e de ter contato com outras leigas e leigos associadas(os). Vera Lúcia partilhou, “Sou grata por ter participado neste Seminário e por esta experiência de conhecer tantas pessoas de partes diferentes do mundo.” Crislene disse que foi marcada por duas experiências: estar com tantas pessoas de outros países e conhecer mais sobre as Congregações de São José e a historia de Itu e Madre Teodoro.