TEMPOS DE PANDEMIA COVID 19   Relata de Ir. Marlena de Uberlândia

Como já sabemos, os nossos dias não são mais aquele “normal “conhecido antes da invasão de COVID 19 em nossas vidas e realidades. Os tempos agora são outros, as regras são diferentes.  É usar máscara para qualquer atividade fora de casa. E até usar em casa se tiver alguma pessoa estranha entrando para qualquer tempinho.  É sair de casa somente para verdadeiras necessidades e dependendo de sua idade, olha lá “a necessidade”. Quanta gente perdeu seu emprego porque sua empresa fechou ou não pode “funcionar?  Não é considerado uma daquelas “essênciais” ou” necessárias” para o bem comum. Agora estamos cercadas com situações que nunca imaginamos que íamos testemunhar. E pior, parece, que isso estã se tornando o “novo normal”.

    Pois é! Então, como responder para aliviar o sofrimento do outro ou da outra? Será que eu posso fazer algo? Será que eu tenho alguma responsabilidade de agir? Percebendo alguns efeitos desta situação aqui em Uberlândia várias pessoas ou grupos tem criado “Cozinhas Comunitárias “para as famílias e pessoas afetadas pelas portas fechadas de seus lugares de trabalho. Assim, as 2000 famílias  cadastradas com este grupo tem um almoço garantido todos os dias. A maioria são moradores dos Assentamentos Urbanos.

 Eu sou uma anciã de 82 anos e tenho muita tristeza que não posso ir e ajudar cozinhar ou servir. Mas tenho um grupo grande de contatos através de WhatsApp! Em” tempos normais”  eles recebem a reflexão sobre o Evangelho do dia. Agora também recebem o grito dos que precisam pão. É o Evangelho vivo!  E que benção o pessoal deste grupo tem sido!Um dos criadores destas cozinhas me manda uma SOS que estão precisando tal coisa e eu mando esta mensagem para meus amigos de WhatsApp. Em “ tempos normais” meu ministério é acompanhar as famílias dos Assentamentos Rurais da Reforma Agrária. Muitas delas pertencem meus WhatsApp amigos. Eles tem respondido com generosidade  trazendo os frutos de suas roças para as cozinhas. E tem feito contribuições monetárias também. Várias das pessoas do grupo tem partilhado o pedido com conhecidos deles e assim conseguido mantimentos ou ajuda financeira. 

É a bonita corrente de amor ao próximo que faz o milagre acontecer. É a união de muita gente pequena fazendo o impossível se tornar possível. É o Davi enfrentando Golias.