No dia 18 de setembro, estivemos reunidos, 15 pessoas, com arquidiocese de Goiânia, em Bela Vista de Goiás, para nossa segunda reunião arquidiocesana da Pastoral Carcerária. Refletimos sob a orientação da irmã Petra, sobre a nossa espiritualidade e vocação missionária de evangelizar dentro dos cárceres.
Foi momento de renovar nossas forças. Rezar os nossos desafios e até mesmos as frustrações, mas também rezar e agradecer a Deus pelas conquistas e alegrias.
Foi pedido, ainda, que como discípulos/as missionários/as, devemos denunciar os maus tratos praticados contra nossos irmãos e irmãs encarcerados. Não devemos nos calar diante da opressão e injustiça. Fomos convocados a ter sempre em mente as palavras do Mestre: “tudo o que fizerem a um destes pequenos é a Ele que o fazeis”. Calar diante do sofrimento do irmão/irmã encarcerado/a é calar diante do sofrimento de Jesus.
Celebramos também os 15 anos de Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Goiânia, com bolo, pavê e refrigerante.
A missa celebrativa desta grande data será dia 31 de outubro, presidida por Dom Washington, na Catedral metropolitana, às 11h30min.
Vamos lançar nossas redes nas águas mais profundas.

Irmã Maria José Monteiro de Oliveira,
Coordenadora arquidiocesana da Pastoral Carcerária.