Aconteceu neste dias 13 a 15 de novembro o Encontro Regional da Pastoral Carcerária (PCR) do Centro Oeste com 55 pessoas representando os Estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, foi um encontro celebrativo e de memoria da nossa caminhada, este foi o ultimo encontro em nível macro regional, sendo que a partir de novembro de 2014 a PCR passara a seguir a estrutura da CNBB, por Regionais.

Neste encontro falamos da problemática da superpopulação no sistema prisional, falta de agentes e as dificuldades de evangelizar dentro do mundo do cárcere. Tivemos a presença do Dr. Aristóteles Sakai, representando o Dr. Edemundo Dias, Secretario de Administração penitenciaria de Goiás, falando sobre os projetos sociais da Secretaria. Ao final de sua fala a Ir. Maria Jose, coordenadora regional da PCR, reforçou o pedido de concurso publico para agentes prisionais, a construção dos presídios de Jatai, Luziânia, Formosa, Planaltina de Goiás e Anápolis e que a Secretaria assuma na totalidade a administração das cadeias publicas do interior, retirando a competência a Policia civil.

O ponto alto deste encontro foi a romaria para Trindade, GO, que foi o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2013, firmado na ultima Assembleia Nacional, nesta Jornada pela Juventude Privada de Liberdade, rezamos pelas mais de 600.000 pessoas em situação de prisão no Brasil e de modo especial pelas mais de 45.000 pessoas presas no Centro Oeste e Tocantins, onde quase a totalidade são pessoas jovens. Além dos participante da Assembléia participaram ainda jovens das comunidades da Arquidiocese de Goiania.