Recebemos a notícia ontem à tarde, 28 de fevereiro de 2017, do falecimento do Dom Antônio Ribeiro, bispo emérito de Goiânia, durante visita aos seus familiares. Quem teve a oportunidade de participar de uma missa na catedral hoje, escutou depoimentos de pessoas que o conheciam e o admiravam.

Desde os anos 1980 conhecemos Dom Antônio como pastor solícito e próximo às comunidades nas periferias. Ele assumiu como arcebispo quando nosso noviciado estava em Jardim Nova Esperança e apoiou a mudança para Jardim Curitiba e outros bairros no Alto da Poeira. Concelebrou em 2014, a missa de jubileu das Irmãs de São José de Rochester – 50 anos no Brasil e 40 anos em Goiânia.

Mas, de tudo o que queremos ressaltar é o carinho e apoio dele pelas Comunidades Eclesiais de Base. Quando no dia 27 de novembro de 2011, as CEBs de Goiás celebraram o 25º aniversário do 6º Encontro Intereclesial das CEBs, realizado em Trindade, GO com uma caminhada ao santuário do Divino Pai Eterno, Dom Antônio não pôde participar, mas enviou uma carta que foi lida durante a missa de encerramento.

Destacamos alguns trechos a seguir.

“O 6ª Encontro de CEBs foi uma graça muito grande, de que eu precisava para me converter. Comunidade Eclesial de Base é o jeito de toda Igreja ser vigilante, e hoje especialmente, sermos vigilantes na profecia,... no testemunho de vida partilhada,... no teste do exercício do poder partilhado,... no testemunho do zelo e do cuidado na solidariedade aos pobres, sermos vigilantes no testemunho do zelo e do cuidado de toda a natureza, na prática da fé na vida e na política”.

Estas palavras ainda ecoam em nossos corações. As CEBs da região noroeste de Goiânia vivem e promovem este modo de ser Igreja.

OBRIGADA, DOM ANTÔNIO, POR TODO SEU APOIO!