Mulheres compõem nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde

Presidente eleita, Irmã Joana Dalva Alves Mendes, Irmã de São José de Rochester,  é conhecida na região Noroeste de Goiânia como defensora dos usuários do SUS

A nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (CMS) foi eleita e tomou posse ontem (26) durante a realização da 199ª Reunião Plenária Ordinária, no auditório do Ministério da Saúde. Mandato dos cargos de presidente, vice-presidente primeira e segunda secretárias vão até 2017. Plenária contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Machado e representantes das entidades que vão compor o quadro de conselheiros nos próximos quatro anos.

A composição da nova mesa do CMS é feminina, tendo como presidente eleita, irmã Joana Dalva Alves Mendes, da Associação de Educação, Cultura e Cidadania (Adec); vice-presidente, Luzinéia Vieira dos Santos, do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (Sieg); primeira secretária, Adriana Oliveira Barbosa, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia; e segunda secretária, Iolanda Avelino, da ONG Mestra - Mulheres, Empreendedoras, Solidárias, Trabalhadoras, Responsáveis e Atuantes.

Deixa a presidência do CMS, após dois anos de mandato, Edivaldo Bernardo de Lima. Durante a plenária da eleição, ele fez balanço da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia Gilson Carvalho, realizada em junho, quando delegados da capital se uniram em defesa de propostas que visam fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Destacou como positiva a participação de acadêmicos da Faculdade Estácio de Sá e dos cursos de enfermagem nutrição e medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Reivindicações serão reapresentadas nas etapas regional (Central) e estadual, em setembro; e nacional, em dezembro.

Visibilidade
Para Fernando Machado, muitos veem o SUS como sistema complexo, enferrujado e que não funciona. “Mas se analisarmos série histórica veremos que em Goiânia, apesar da perda de recursos financeiros e falta de subsídios dos governos estadual, federal e municipal, conseguimos evoluir bastante.” O secretário cita como avanço, a inclusão de pacientes do SUS aos hospitais geridos pelo município. “Antes, o tratamento dispensado ao doente era algo assombroso. Temos a comemorar quando observamos queda na taxa de mortalidade e de incidência de infecção.”

Machado avalia que o CMS e os Ministérios Públicos Estadual e Federal são órgãos que ajudam muito a SMS por atuarem com denúncias e críticas. O secretário defende o cumprimento do papel do CMS, “que tem, por obrigação e dever, mostrar ao gestor público, funcionários que, de forma dolosa e intencional, possam trazer dano ao cidadão. Temos que promover a transparência e dar visibilidade às contas públicas”, pontua. Em sua fala, comparou a ratos e baratas, os que promovem a corrupção e improbidades administrativas no serviço público por viveram nas sombras.

Conselhos de saúde
Os conselhos de saúde são órgãos colegiados e deliberativos que atuam nas três esferas de governo – municipal, estadual e federal – com objetivo de consolidar, fortalecer, ampliar e acelerar o processo de controle social do SUS. Caberá aos recém-eleitos avaliar, fiscalizar e implementar políticas públicas de saúde, inclusive nos seus aspectos econômico e financeiro junto à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.