O Concílio Ecumênico Vaticano II é considerado um dos maiores acontecimentos da Igreja no Século XX. Constitui também um dos maiores feitos do pontificado de Angelo Giuseppe Roncalli, o papa João XXIII, e trouxe grandes renovações para a Igreja Católica.

O Concílio é a assembleia de todos os bispos do mundo ou de uma representação dos bispos do mundo inteiro que, em comunhão com o papa, procura esclarecer questões de fé, de moral ou da vida prática da Igreja.

“Os concílios são momentos fortes e importantíssimos para a vida de toda a comunidade dos discípulos de Cristo”, explica o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, em sua página pessoal na internet.

João XXIII anunciou o Vaticano II em 25 de janeiro de 1959, três meses após sua eleição como papa. O anúncio se deu na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, quando se encerrava a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A convocação oficial ocorreu em 25 de dezembro de 1961, com a publicação da Constituição Apostólica Humanae Salutis.