Nos dias 3 e 4 de novembro de 2023, 25 jovem artistas da Orquestra Criança Cidadã, um projeto pernambucano de inclusão social através da música, vão ao Vaticano, se juntar com jovens da Itália, Ucrânia e Rússia, para pedir, por meio da arte, o fim da guerra no continente europeu e no mundo. Haverá duas apresentações do Concerto pela Paz, a primeira na Basílica de São Pedro, na sexta (3/11) e a segunda na Sala Paulo VI, no sábado (4/11) - essa última com presença do papa. 

O coordenador musical e maestro da Orquestra, José Renato Accioly, que acompanha o grupo, contou à Folha de Pernambuco que participar do evento é uma oportunidade única. "A gente está indo fazer duas apresentações. São dois Concertos pela Paz, que envolvem jovens de quatro países: 25 brasileiros, 12 italianos, oito ucracianos e oito russos. É um momento bastante especial, e é uma grande alegria tocar para o papa, em um momento tão difícil que está sendo vivido tanto com a guerra na Ucrânia e Rússia, quanto no conflito entre Hamas e Israel", comentou.

O evento foi programado meses atras, antes do ataque do Hamas no dia 7 de outubro, e foca nos cidadãos que estão sendo impactados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, iniciado em fevereiro de 2022. Por isso apresenta composições do russo Sergei Rachmaninov e do ucraniano Mykola Leontovich, além do italiano Antonio Vivaldi e o argentino Astor Piazzolla, em tributo ao papa, também compõem o repertório. Do Brasil, aparecem Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso e o pernambucano de Caruaru Clóvis Pereira.

Um dos jovens impactados pelo projeto pernambucano é o violinista Pedro Henrique Martins, de 19 anos, que chegou à Orquestra Criança Cidadã quando tinha 12 anos. "A gente tem que entender o momento que cada um está passando, que não é um momento de paz, é de guerra. Mas temos que levantar a bandeira para todos, para acolhimento, para trazê-los para perto e ser sensíveis a esse ponto. É um momento complicadíssimo, então a única palavra que temos que dar é 'acolher' e fazer com que o clima seja favorável para eles e para nós", pontuou o músico.

As apresentações da orquestra no Vaticano reúnem fiéis de todo o mundo e faz parte da Formação Charis, que tem início um dia antes, nesta quinta-feira (2). A participação do papa Francisco e do Concertos pela Paz será transmitido pela CTV, dos canais Charis no YouTube, Facebook e de outros canais, permitindo que pessoas de todo o mundo vivenciem essa jornada.

Confira a programação completa dos Concertos pela Paz no Vaticano:
https://www.folhape.com.br/noticias/em-pedido-pela-paz-orquestra-crianca-cidada-do-recife-se-apresenta/299037/

A primeira apresentação da Orquestra Criança Cidadã para o papa ocorreu em 2014.   https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=2014+Orquestra+Crian%C3%A7a+Cidad%C3%A3+no+Vaticano+para+o+pont%C3%ADfice#fpstate=ive&ip=1&vld=cid:76306825,vid:yYZa0EIK3M4,st:0